Por que a Torre de Pisa é inclinada?

0
36

Quem já ouviu falar da Torre de Pisa, deve ter se perguntado, porque a torre é inclinada. Para quem não conhece a Torre de Pisa é o campanário da catedral de Pisa e um dos monumentos mais visitados da Itália e a principal atração turística da cidade de Pisa. A Torre de Pisa foi considerada junto com o Campo dei Miracoli um patrimônio mundial da UNESCO.A Torre de Pisa já era inclinada desde o começo da sua construção, não foi de propósito, mas também não foi por causa de guerras ou coisas do tipo. A cidade de Pisa fica próxima ao mar, o que faz com que seu terreno seja menos firme e mais argiloso, quando começaram a construção e estavam no terceiro piso, a construção começou a inclinar por falta de uma fundação mais firme e com o passar do tempo o monumento foi se inclinando mais e mais a cada ano.

A torre foi construída utilizando mármore branco, e levou cerca de 199 anos para ser totalmente erguida, por conta de guerras na região. Começou a construção em 1173 e o sétimo andar da torre só foi concluído em 1319, porém os sinos que eram o principal motivo para a criação da torre, só foram instalados em 1372 (quase 200 anos depois do início da construção).

A torre de pisa resistiu a diversas guerras e inclusive foi usada durante a segunda guerra como torre de vigia pelos nazistas.

Em 1990, foi fechada para visitas do público, por apresentar risco de cair, colocaram barras de chumbo como contra peso, para que o monumento não caísse, foram usados também cabos de aço.

Houve uma grande mobilização para decidir o que seria feito para resolver o problema, mas de jeito nenhum queriam que a torre de pisa deixasse de ser inclinada, pois o monumento faz com que a cidade receba milhares de turistas todos os anos para tirar a famosa foto segurando a torre para não cair. A restauração custou cerca de 25 milhões de dólares.

Em maio de 2008 a torre de Pisa foi reaberta ao público após a retirada de mais de 70 toneladas de terra e foi diminuída sua inclinação de 5,5 graus para 3,9 graus. Disseram que pela primeira vez na história desde a construção da torre, haviam conseguido parar a inclinação e que a torre ficaria em pé por no mínimo mais 200 anos.

Facebook Comments